Secretaria

Prevenção

Serviços


XV Festa Junina do grupo Viva Bem Canaã
ENesta sexta-feira, 13 de junho, será realizada a XV Festa Junina do grupo Viva Bem Canaã. Organizada pelo Centro de Saúde Vila Canaã, a festa começa às 18h na Praça Jorge Carneiro (Rua Langendoeffer, Quadra 01, Lote 01, Vila Canaã) com muita animação e comidas típicas. A participação é gratuita.
Centro de Saúde Parque Anhanguera faz ação contra tuberculose
Em comemoração a Campanha de Combate à Tuberculose, o Centro de Saúde Parque Anhanguera realizou, nessa semana, uma atividade de Educação em Saúde. A enfermeira da unidade, Flávia Maria da Silveira, juntamente com a equipe de enfermagem e administrativa, esteve na feira do bairro distribuindo panfletos e divulgando sinais e sintomas da doença. Na oportunidade foi feita a seguinte pergunta à população:

"Você tem tosse por mais de 3 semanas? Se sim, faça seu exame no Centro de Saúde Parque Anhanguera."
Homenagem do CSF Goiânia Viva ao Dia Internacional da Mulher
"A mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e, se preciso for, também a doa. Como mãe, semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos. Na imagem de esposa é a perseverança, a base da família onde seu amor se irradia, sua força inebria e, antes de mulher, seu título deveria ser de rainha. Feliz Dia Internacional da Mulher"

O Centro de Saúde da Família (CSF) Goiânia Viva homenageia suas servidoras pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. No CSF Goiânia Viva, as mulheres são a maioria no desenvolvimento das atividades, o que nos deixa fortes para que possamos enfrentar todos os tipos de situação e para lutar pela igualdade. Sem deixar nosso lado feminino e delicado, fazemos a diferença no dia-a-dia. Nesta homenagem, parabenizamos a vocês, servidoras desta Unidade, que tanto contribuem para que todos tenham uma melhor qualidade de vida.

Rosângela Celestino, Coordenadora Geral do CSF Goiânia Viva
Veja o Banner de Homenagem
Agentes Comunitários de Saúde são homenageados no CSF Goiânia Viva

O Centro de Saúde da Família (CSF) Residencial Goiânia Viva prestou homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade. As dez profissionais receberam brindes e produtos de beleza em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. A data é uma forma de reconhecer o trabalho desses profissionais capacitados para atender a sociedade de maneira ampla.

O Agente Comunitário de Saúde atua como articulador entre a comunidade e a equipe de saúde; o agente leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro dos domicílios.

ORAÇÃO DO AGENTE DE SAÚDE

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia.

Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre.

Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um.

Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.

Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga.

Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.

Abençoa meus pés, ó Senhor, para que possam deixar rastros de minha passagem por este mundo.

Dá-me o dom de promover o diálogo silencioso do doente contigo.Amém

Servidores da SMS participam da Maratona

Os servidores da SMS Joeilton Gonçalves Campos e Sheyla Pereira Rosa Lemes, participaram, no dia 1º setembro, da Corrida EM em Movimento, realizada em Goiânia, em vários percursos, 10km, 5km,21km, 42km. Ele ficou em segundo lugar geral nos 10km, e a Sheyla foi a Campeã nos 10km. Joeilton é servidor na Secretaria Municipal de Saúde é lotado no Centro de Saúde da Vila Morais.A Sheyla trabalha no CAIS do setor Urias Magalhães.

A prova foi idealizada para divulgar e esclarecer a comunidade de profissionais da área da saúde e outros, o que é o portador de Esclerose Múltipla. E também a divulgação da doença e dos benefícios do diagnóstico precoce. "Quanto mais cedo for diagnósticada a doença, menores são a sequelas e maios é a qualidade de vida da pessoa," diz a Organizadora do evento e presidente da AGEM Sra. Eduarda Assis. Grato.

Profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária fazem visita à sede da ANVISA

Uma equipe de fiscais das Vigilâncias Sanitárias Ambiental (Visa) de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além dos Diretores das duas Vigilâncias foram recebidos na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Brasília para uma visita técnica, a pedido da Coordenadora de Monitoramento da Qualidade da Visa Goiânia.

No período matutino, a Coordenação de Monitoramento da Anvisa recebeu os profissionais juntamente com representantes do Peru e da Colômbia. O Diretor do Controle e Monitoramento Sanitário, José Agenor Álvares da Silva, iniciou a apresentação das ações sobre o sistema de saúde do Brasil mostrando as diferenças com relação ao Peru e Colômbia.

À tarde, as equipes conheceram o trabalho desenvolvido nos setores de Alimentos, Saneantes, Cosméticos, GGIMP (Gerência Geral de Inspeção, Monitoramento da Qualidade, Controle e Fiscalização de Insumos, Medicamentos, Produtos, Propaganda e Publicidade) e Tecnovigilância.

De acordo com os participantes, a visita cumpriu o objetivo que era conhecer o monitoramento da qualidade executado pela Anvisa, estabelecendo também uma maior interação com aquele órgão.

Posteriormente, será realizada uma reunião de avaliação da visita, com o intuito de verificar formas de aproveitar os conhecimentos recebidos e promover melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pelas vigilâncias municipais que participaram do encontro.

Funcionárias da SMS são premiadas pelo Coren

No mês da Enfermagem, quatro servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram premiadas na 4ª edição do Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem - Goiás (Coren-GO), na última sexta-feira, dia 10, na Mansão Cristal, Jardim Goiás. Na ocasião, troféus e certificados foram destinados a 38 profissionais de enfermagem do Estado que se destacaram em 2012. As enfermeiras Patrícia Moraes (foto), coordenadora de Urgências da SMS, Ana Lúcia da Silva, Assessora da diretoria de Atenção à Saúde e Maura Macedo, servidora do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), foram indicadas respectivamente pela Associação Brasileira de Enfermagem, SindSaúde e Secretaria Municipal de Saúde. A auxiliar na Maternidade Nascer Cidadão Elza Damacena também foi premiada pela conduta ética e destaque profissional no ano passado.

Servidor da SMS disputa corrida

O servidor da Secretaria Municipal de Saúde Joeilton Gonçalves Campos, lotado no Centro de Saúde da Vila Morais, ficou em quarto lugar, geral (10 km), na corrida Track & Field Flamboyant. A prova foi disputada no último dia 21 e o percurso começou e terminou no pátio do Parque Flamboyant. Joeilton também participou da corrida no Circuito da Caixa em abril, dia 07, no Parque Areião. Nesta ele foi o segundo colocado (de azul na foto).

Saúde começa na gestação

Desde sua criação, com a Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, vem se fortalecendo e seus gestores se desdobrando para garantir saúde integral e universal. A saúde tem demandas infinitas e os desafios são intermináveis. Ontem, 7 de abril, foi o Dia Mundial da Saúde, data que convida a refletir sobre a promoção da saúde.

Trata-se de um "processo de capacitação da comunidade para melhorar sua qualidade de vida e saúde" (Carta de Ottawa, 1986) e representa grande desafio à reorientação dos serviços de saúde. A Política Nacional de Promoção da Saúde tem o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir riscos à saúde. Assim, abordagens que fundamentam a promoção da saúde, tais como a intersetorialidade, o fortalecimento da participação social e a valorização do saber popular e tradicional têm sido incorporados às práticas em saúde (Brasil, 2006).

Na contramão dessa lógica, um esforço coletivo e sobre-humano tem sido feito para suprir a insuficiência de leitos de UTI neonatal no Estado de Goiás. Entretanto, o aumento da quantidade de leitos nunca será suficiente se não qualificarmos o pré-natal. Isso é promoção da saúde! Mães de recém-nascidos prematuros, que precisam de terapia intensiva, na maioria dos casos não tiveram um pré-natal adequado e o parto é quase sempre antes da hora, por meio de cesariana. Eles nascem abaixo do peso e com problemas respiratórios, o que poderia ser evitado com essa ação.

Esse trabalho do poder público, aliado à conscientização da sociedade, reduziria a necessidade de UTI neonatal. E se evitaria o sofrimento das famílias e dos bebês, além de reduzir gastos. O Brasil é campeão de cesarianas nas redes pública e privada de saúde. A cultura da cesariana entre nossos médicos e pacientes é tamanha que o jornal Folha de S. Paulo publicou, recentemente, reportagem sobre usuárias de planos de saúde que foram obrigadas a driblar suas operadoras para realizar parto normal. Isso precisa mudar!

Em Goiânia, nosso desafio não é menor. Temos uma taxa de cesarianas de 75%. Nosso Plano de Ação Municipal tem como meta qualificar o pré-natal na atenção básica, com boas práticas na gestação, no parto e no nascimento. Para isso há muitos aliados. Temos uma maternidade que é modelo nacional em atendimento humanizado: a Maternidade Nascer Cidadão. No mesmo caminho, temos o recém-inaugurado Hospital e Maternidade Dona Iris, unidade que segue o modelo de atendimento do programa do governo federal Rede Cegonha.

O melhor lugar para o bebê estar é dentro da barriga da mãe, não na UTI. E o pré-natal adequado pode garantir isso. Que o Dia Mundial de Saúde inspire a todas e a todos a refletir sobre o cuidado pleno com a saúde, que começa na gestação e no nascimento.

Fernando Machado é secretário de Saúde de Goiânia

Artigo publicado no jornal O Poular no dia 08.04.2013
Gerarte expõe trabalhos no Paço Municipal

Até o dia 06 de março acontece no hall do Paço Municipal mais uma exposição artesanal promovida pela Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Serão expostos produtos confeccionados pelos integrantes do Projeto Gerarte I e II – Associação de Trabalho e Renda. O projeto é um instrumento de ressocialização para pacientes que receberam alta do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e representa uma oportunidade de geração de renda para seus membros. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos será revertido para os próprios participantes do Gerarte e dividido igualmente entre todos

Bloco Desencuca realiza ensaio carnavalesco

O Bloco Desencuca realiza nesta sexta-feira, dia 1º, a partir das 16h, um ensaio geral para o Carnaval da Saúde Mental de Goiânia, que será realizado no próximo dia 8, na Praça Universitária. Os participantes são frequentadores e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial da capital goiana e o repertório inclui marchinhas tradicionais e composições próprias. O ensaio acontece no Centro de Convivência Cuca Fresca da Secretaria Municipal de Saúde.

Primeiro agente de saúde toma posse na SMS

A Secretaria Municipal de Saúde convocou os 186 Agentes Comunitários de Saúde aprovados do último concurso da Prefeitura. O primeiro Agente Comunitário de Saúde a ser empossado na SMS foi José Maria Moreno (na foto de camisa preta), que se apresentou para o exercício da função na última sexta-feira (25/01), na Coordenação da Estratégia Saúde da Família (Coesf). O agente foi recebido pelo diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, e pela equipe técnica da Coesf.

A chegada dos Agentes Comunitários de Saúde consolida o compromisso da secretaria em qualificar a atenção à saúde da população, principalmente neste momento de epidemia de dengue. Os agentes comunitários intensificarão as ações de combate a dengue nas áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família.

Hemocentro irá funcionar nos próximos dois sábados

A falta de tempo durante a semana não poderá mais ser desculpa para quem deseja fazer uma boa ação e ajudar quem precisa. Os doadores voluntários de sangue poderão ir ao Hemocentro de Goiás (Hemogo) nos próximos dois sábados, dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A unidade irá funcionar das 7h30 às 12h. O objetivo, segundo o diretor geral do Hemogo, Mauro Silva, é repor o estoque já pensando no próximo feriado prolongado, o Carnaval.

As doações são bem-vindas desde já pois os estoques de sangue estão baixos. A situação é comum a todos os tipos de sangue, mas o que mais preocupa é a possibilidade de faltar sangue tipo O+, o mais usado. Segundo a Coordenadora de Coleta, Katiúscia Freitas, a situação só pode ser considerada tranquila em relação ao sangue A+. "Desse temos 240 bolsas. Dos demais tipos, o estoque está baixo e precisamos aumentar o quanto antes", explica.

Algumas orientações são importantes para quem quer doar sangue: a pessoa deve pesar mais de 50 quilos; ter entre 16 e 67 anos; não doar em jejum; não ter ingerido alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos por 6 horas na noite anterior; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há pelo menos 2 horas.

O Hemogo fica na Av. Anhanguera, Nº 5.195, Setor Coimbra, próximo ao Hospital Materno Infantil (HMI). De segunda à sexta-feira, a unidade funciona das 7h30 às 18h. (Fonte:SES)

Mensagem de Natal da Unidade Recanto do Bosque

"Nós (Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros, Médicos, Gestor e Administrativos), da Unidade de Saúde Recanto do Bosque, desejamos a você e a toda sua família um Feliz Natal, e que o ano que se aproxima seja de muita paz, prosperidade e acima de tudo um ano com muita SAÚDE".

Mensagem dos trabalhadores da Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UABSF) do Setor Recanto do Bosque, Região Noroeste de Goiânia, aos servidores públicos.

Enfermeiros do Saúde da Família concluem curso sobre atenção primária

Com uma mostra de produções, foi concluído, na semana passada, o curso de capacitação em "Abordagem Clínica de Enfermagem na Atenção Primária", oferecido pela Associação Brasileira de Enfermagem – seção Goiás (Aben-GO) para os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Goiânia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir do tema "A enfermagem que queremos na Atenção Primária: Perspectivas e Desafios", foram realizadas palestras, mesas-redondas e apresentação de projetos desenvolvidos ao longo do curso.

Participaram da mesa de abertura a presidente da ABEn-GO, Adelia Yaeko Kyosen Nakatani; a conselheira do Coren-GO, Marta Valéria Calatayud Carvalho; a diretora de Atenção à Saúde da SMS de Goiânia, Patrícia Antunes; e a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Patrícia Belém.

Usuário do Caps Girassol se forma em curso de Informática

"No dia 11 de dezembro deste ano participamos da formatura do Vinícius em Informática. Orgulho para a equipe do Caps Girassol, da Unidade de Acolhimento (UA) e de toda a SMS. Vinícius tem conseguido realizar seu projeto de vida acompanhado pela equipe que se desdobra em cuidados e carinho com ele e com os demais meninos da casa. A UA é uma casa de moradia transitória para viabilizar projetos de vida e inserção social Infanto juvenil, inaugurada há pouco mais de dois meses. O fato nos indica que o caminho é correto e deve contribuir para o desenvolvimento de novos projetos já previstos por esta Secretaria para implantação breve, como os CAPS ad III e a UA adulto."

Heloiza Massanaro, chefe da Divisão de Saúde Mental da SMS
Unipaz oferece cursos e dá desconto a servidor da SMS

A Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz Goiás) está com inscrições abertas para cursos técnicos e de pós-graduação lato sensu. Servidores da Secreteria Municipal de Saúde têm desconto de até 15% nas mensalidades.

As opções são Práticas Integrativas em Saúde, Yoga Avançada (abordagem transdisciplinar), Acupuntura (abordagem transdisciplinar) e Técnico em Terapia Integral (formação holística de base). São oferecidas 35 vagas por turma.

Os cursos visam qualificar profissionais de saúde para atender à Portaria 971 do Ministério da Saúde que implanta as Práticas Integrativas no Sistema Único de Saúde e também à recomendação da Organização Mundial de Saúde referente à Pratica Integrativa e Complementar em Saúde. Informações: (62) 3941-5556 e contato@unipazgoias.org.br.

Prefeitura realiza Sipat Integrada de 26 a 30 deste mês

Saúde mental no trabalho, segurança no trabalho, doenças sexualmente transmissiveis e aids, saúde da mulher, ergonomia e ginástica laboral. Esses são os temas da programação da 2ª Sipat Integrada (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Semarh) realiza de 26 a 30 deste mês, no salão nobre do Paço (6º andar). A abertura acontece às 9h.

O evento, que tem a participação da Secretaria Municipal de Saúde, inclui apresentações de teatro e vai oferecer lanche e certificado aos participantes. Mais informações: 3524-4004 e comunicacao@smarh.goiania.go.gov.br.

Afirmação de gênero e atendimento pelo SUS é tema de evento

"Da afirmação do gênero ao atendimento pelo SUS: uma reflexão sobre a questão da despatologização da transexualidade". Esse foi o tema da edição deste mês do projeto de extensão Prazeres entre Ser-Tões, realizado neste dia 13, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. A apresentação foi feita pelo mestrando em Sociologia Bento Manoel de Jesus, que faz pesquisa sobre o tema.

O projeto é ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UFG e acontece a cada dois meses. O objetivo é divulgar o que os pesquisadores vem investigando sobre assuntos relacionados a questões de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais de diferença.

Distrito Sanitário e PUC Goiás realizam ações na Região Noroeste

A região Noroeste de Goiânia recebe nesta sexta-feira e no sábado, dias 9 e 10, ações de saúde de cerca de 300 acadêmicos dos cursos da área da PUC Goiás. A iniciativa marca o encerramento da Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema está relacionado à saúde, e tem a participação do Distrito Sanitário local.

A programação inclui mesas-redondas sobre o SUS, a distribuição do SUS no Distrito Sanitário Noroeste e a residência em Saúde da Família da PUC Goiás. Participam o secretário municipal de Saúde, Elias Rassi, e os professores Carlos Alberto Lisboa, Carmem Lavras, Fernando Cupertino e Carolina Dias. Haverá também oficinas sobre os temas "Violência contra a mulher - O que fazer?" e "Como funciona o SUS na região Noroeste?"; e rodas de conversas sobre drogas, corpo humano e alimentação saudável.

Neste sábado, 10, os acadêmicos da PUC realizarão atendimentos gratuitos (triagens cardiológica, de doenças renais, diabetes, obesidade, tiroide, prevenção de glaucoma, além de orientações para gagueira e orientações para problemas alimentares e de mastigação). As atividades ocorrem das 8h às 17 horas, no Colégio Militar Airton Senna (Rua JC-10 esq. JC-37 S/Nº Jardim Curitiba I).

Para a acadêmica do 5º período do curso de Medicina, Nathany Ribeiro, a iniciativa é uma oportunidade para mostrar a importância do SUS. "Queremos mostrar às pessoas que o SUS é bom e funciona. Muitas vezes, a mídia retrata de maneira errada. Quando bem conhecido, o Sistema pode ser um bom horizonte para a saúde", avalia

Gestantes comemoram encerramento de curso na Vila União

O Centro de Saúde da Vila União promoveu na quarta-feira, dia 31, festa para comemorar o encerramento de mais uma turma do curso de gestantes. Quinze grávidas participaram da celebração. No curso, que durou quatro meses, elas aprenderem sobre cuidados com os bebês e ainda receberam enxovais, frutos de doações de colegas e de dinheiro arrecadado no bazar da Unidade de Saúde. O curso é oferecido há cinco anos e já atendeu cerca de 150 gestantes.

Unidades de Saúde recebem banner do Disque 100

As Unidades de Saúde da rede municipal de Goiânia estão recebendo, nesta semana, o banner do serviço "Disque 100", do programa Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes. A medida visa incentivar profissionais da área bem como usuários do Sistema Único de Saúde a denunciar casos de maus-tratos, negligência e outras violências contra a população infanto-juvenil.
A ligação é gratuita e pode ser feita diariamente das 8h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. Além do telefone número 100, as denúncias também podem ser feitas pelo e-mail
disquedenuncia@sdh.gov.bre no portal www.disque100.gov.br

Cuca fresca realiza roda de capoeira

O Centro de Convivência Cuca Fresca realizará uma roda de capoeira angola nesta quinta-feira (25). A atividade terá início às 15 horas e será acompanhada pelo Grupo Calunga. Logo após a roda de capoeira, o grupo conversará sobre a prática do esporte e a importância do mesmo para a saúde física e mental. A atividade faz parte de uma proposta de ações afirmativas para a saúde da população negra. O Centro de Convivência Cuca Fresca está na rua C-143 número 790 no Jardim América.

Saúde da Família do Madre Germana II comemora Mês da Criança no dia 26

A Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UABSF) do Setor Madre Germana II promove na próxima quinta-feira (26) atividades em comemoração ao mês da criança. Estas atividades, que fazem parte da campanha Outubro Saudável, terão início às oito horas da manhã e se estenderão ao longo do dia, até às 17 horas. Brincadeiras e ações educativas, acompanhadas de guloseimas farão parte do dia das crianças que participarem do evento. O UABSF Madre Germana II fica na Avenida José Barbosa, setor Madre germana II.

Seminário discute Saúde e Direitos Humanos

O Seminário Pensar os Direitos Humanos, em sua terceira edição, tem como foco as relações entre saúde e direitos humanos. Com o tema Saúde é Direitos Humanos ou Direitos Humanos é Saúde?, o evento ocorre nos dias 25 a 27 de outubro de 2012, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, Praça Universitária. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível no sítio www.ndh.ufg.bre enviá-la para o endereço eletrônico ndh.ufg@hotmail.com. Alunos de graduação e pós-graduação pagam R$ 20,00 e profissionais R$ 40,00.

Na programação, disponível abaixo, haverá palestra com a professora Maria Helena Barros de Oliveira, da Ensp e FIOCRUZ, mostra audiovisual sobre Direitos Humanos, e apresentação de trabalhos acadêmicos nas três linhas de pesquisa do mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos: 1) Fundamentos teóricos dos direitos humanos; 2) Práticas e representações sociais de promoção e defesa de direitos humanos; 3) Alteridade, estigma e educação em Direitos Humanos.

O Seminário Pensar os Direitos Humanos é uma realização do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG e do seu programa interdisciplinar de pós-graduação em Direitos Humanos. Tem como propósitos fomentar o debate sobre temas relacionados aos direitos humanos; fortalecer a cooperação e a integração entre os diversos pesquisadores do núcleo; aprofundar os vínculos com outros pesquisadores e instituições relacionadas aos direitos humanos; envolver a sociedade civil no debate sobre direitos humanos, articulando pesquisas acadêmicas com a formação de cidadãos críticos nas lutas e garantias dos direitos humanos.

Sabidamente, políticas de saúde no Brasil têm funcionado de maneira precária. A própria omissão em relação a essa política setorial já implica, por princípio, a violação de uma série de direitos fundamentais, tais como o direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem-estar, incluindo trabalho em condições justas, possibilidades de lazer, de fruição das artes e culturas, bem como acesso a cuidados médicos especializados. Discutir tais questões, nesse contexto, também é um dos propósitos dessa terceira edição do evento.

Mais informações: (62) 3209-6022 e 3209-6026.
Programação
25 de outubro – 5ª feira
19:00 – Cerimônia de abertura
19:30 – Conferência Saúde e Direitos Humanos: um campo em construção
26 de outubro – 6ª feira
09:00 / 12:00– Mostra Audiovisual de Direitos Humanos
14:00 / 16:00 – Reuniões dos GTs
16:30 / 18:30– Reuniões dos GTs
19:30 – Mesa-Redonda: Políticas Públicas de Saúde e Direitos Humanos
27 de outubro - sábado
09:00 / 11:00 – Reuniões dos GTs
11:30 / 12:00 - Avaliação

Dia Mundial da Saúde Mental

"Hoje, 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, temos muito a comemorar e mais ainda a realizar. Nos últimos dois anos, retomamos o processo de implantação e qualificação dos serviços de saúde mental em Goiânia.

Foram criados o Consultório de Rua, o Centro de Convivência e a Unidade de Acolhimento. A rede AD (Álcool e Drogas) passou por supervisão institucional, formação para a atenção básica no manejo aos usuários de AD, capacitação para psicólogos no atendimento a crianças e adolescentes e atendimento de grupo, dois Encontros de Trabalhadores de Saúde Mental, seminários, fóruns, debates e reuniões.

Articulamos diversas políticas públicas para a formação de redes intersetoriais e muito mais. Três CAPS III terão casa própria que se encontram em fase conclusão. Parabéns a todas e todos, em especial ao nosso prefeito por definir entre suas prioridades de governo, no campo da saúde, a implantação de cinco novos Caps."

Mensagem de Heloisa Massanaro, diretora de Saúde Mental da SMS

Congresso Internacional discute saúde mental do trabalhador

O Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho realizam desta terça-feira, dia 2, até quinta, 4, o 5º Congresso Internacional sobre a Saúde Mental no Trabalho. O local é o auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), no endereço Rua 72, nº 272, Jardim Goiás, Goiânia.

O evento visa promover, proteger e valorizar o ambiente de trabalho saudável em empresas públicas e privadas. Temas relacionados aos fatores psicossociais na saúde dos trabalhadores, estresse, meio ambiente de trabalho saudável, perspectiva ergonômica do meio ambiente de trabalho, serão abordados no congresso. Mais informações: www.equippeeventos.net

Corrida 'Largue o Cigarro Correndo' acontece no dia 30

A Liga Acadêmica do Pulmão (LAPU) da Faculdade de Medicina da UFG, em parceria com a Sport&Tracks, realiza no dia 30 de setembro a sétima edição da corrida 'Largue o Cigarro Correndo'. O objetivo é estimular hábitos de vida saudáveis, como a prática de esporte e o estímulo ao fim do tabagismo. O evento será realizado às 8 horas, próximo ao Buriti Shopping.

A corrida terá percursos de 12km, 8km e 4km, com aclives e declives pelas ruas próximas ao Buriti Shopping. O evento é filantrópico e integra as atividades de combate ao tabagismo desenvolvidas pela Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia. Parte do dinheiro arrecadado com as inscrições será destinada a projetos de combate ao fumo e a melhorias no setor de Pneumologia do Hospital das Clínicas de Goiânia. Inscrições no endereço:www.stracks.com.br

"Eu respeito o trânsito! Eu respeito a Vida" neste dia 21

"Eu respeito o trânsito! Eu respeito a Vida" é o slogan do evento que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Macro Região Centro-Oeste) promove nesta sexta-feira, dia 21, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída para Anápolis. Dentre as atividades a serem realizadas estão panfletagem de material educativo e distribuição de adesivos. O objetivo é contribuir para a conscientização dos condutores e incentivar a construção de uma cultura de paz no trânsito.

SMS realiza a 4ª Oficina de Planejamento Integrado
A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 18, a 4ª Oficina de Planejamento Integrado. O local é o salão nobre do Paço Municipal, das 8h às 12h. O objetivo é desdobrar as propostas discutidas nas oficinas anteriores, visando a melhoria no fluxo interno de processos e informação da SMS. O evento terá a participação de representantes do Gabinete, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Planejamento, Departamento de Regulação, Controle e Avaliação, Samu Goiânia, Ouvidoria, Expediente, Departamento de Atenção à Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde, Programa Saúde da Família, Humanização e Departamento de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde.

Passeio de bicicleta celebra Mobilidade Cidadã
A Agência Municipal de Trânsito (AMT) promove no domingo, dia 16, das 8h às 12h, um passeio de bicicleta por Goiânia, com início na Praça Cívica. Haverá distribuição de camisetas, mesa de frutas e sorteio de brindes, incluindo uma bicicleta. A iniciativa faz parte do evento "Mobilidade Cidadã" da Semana Nacional de Trânsito e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Coren disponibiliza carteira profissional
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren Goiás) informa que estão disponíveis em sua sede a carteira profissional definitiva de cerca de 2 mil auxiliares, técnicos e enfermeiros, que fizeram a solicitação da mesma recentemente. Quem tiver seu nome na lista deve comparecer ao setor de registro e cadastro do Coren das 8h às 17h, em dias úteis. O endereço é Rua 38, nº 645, Setor Marista. O telefone é (62) 3242-2018. Relação de carteiras definitivas confeccionadas

Encontro científico comemora Dia do Nutricionista

Acontece na sexta-feira, 31, o 2º Encontro Científico em Comemoração ao Dia do Nutricionista. O evento será realizado pelo sindicato da categoria das 8h às 17h, no auditório Gilson Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A programação inclui três mesas-redondas, que vão enfocar os seguintes temas: "Sistemas alimentares, sustentabilidade e segurança alimentar e nutricional: qual o papel do nutricionista?"; "Produção de alimentos de forma sustentável: reutilizar, reclicar, reduzir"; e "Atenção nutricional da criança". Na primeira mesa, a nutricionista Giselle Freitas, do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS, vai fazer palestra sobre "Sustentabilidade ambiental: a questão dos agrotóxicos". Mais informações: www.sineg.org.

Ligas de Saúde fazem encontro no dia 2

Será realizado no próximo domingo, dia 2 de setembro, o 11º Encontro das Ligas Acadêmicas dos Cursos de Saúde do Estado de Goiás. O evento vai acontecer das 10h às 17h, na Praça Cívica, e vai oferecer gratuitamente serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, espirometria, tipagem sanguínea, exame de fundo de olho, dentre outros. A organização espera a participação de cerca de 3 mil estudantes e usuários. O encontro tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Gerarte promove tarde de bordados

Integrantes da Associação de Trabalho e Produção Solidária da Saúde Mental (Gerarte I) participaram na segunda-feira, dia 20, de uma rodada de bordados. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu cerca de 20 pessoas

Fórum sobre Agrotóxicos discute Dia da Alimentação

A reunião mensal do Fórum Goiano sobre Agrotóxicos acontece nesta quinta-feira, dia 16, às 14h, na sede do Crea, no Setor Universitário. A pauta inclui informes e apresentação de propostas para a programação do Dia Mundial da Alimentação. Para esta data, instituída em 16 de outubro, dentre outras atividades, o Conselho de Segurança Alimentar de Goiânia vai organizar a Feira dos Orgânicos.

Centro de Estudos "O Mecônio" na Maternidade Dona Íris

O Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris vai inaugurar, no dia 17 deste mês, o Centro de Estudos "O Mecônio". O evento acontece às 20h, no auditório do local, na Avenida Emílio Póvoa, Vila Redenção. A coordenação será dos professores Maurício Guilherme Campos Viggiano e Waldemar Naves do Amaral, tendo como convidado o professor Francisco Mauad, de São Paulo. A realização é da Fundahc e Secretaria Municipal de Saúde.

Distrito Sul promove "arraiá" no dia 29

Acontece na sexta-feira, dia 29, o Arraiá do Distrito Súr. O evento começa às 19h e terá concurso para eleger o "caipira mais caipira", quadrilha improvisada e serviço de comidas típicas, como canjica, milho, pamonha, bolo de milho e caldo. O local é a sede do Distrito Sul, na Praça C-221 com Rua C-224, s/ n°, Jardim América. Informações: 3524-1610.

SMS sedia oficina de avaliação de tecnologia em saúde

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia participaram na quinta-feira, dia 21, de oficina de avaliação de tecnologias em saúde (ATS), curso que teve duração de oito horas e foi realizado no Paço Municipal. O objetivo foi apresentar o conceito de ATS, como usá-lo na tomada de decisão, suas vantagens e limitações. A iniciativa foi realizada em parceria da SMS e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde. (Foto: Guilherme Semerene)

Caps ad Casa promove festa junina

O Caps-ad Casa (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu festa junina na segunda-feira, dia 18, com a participação de usuários, servidores e convidados. O objetivo foi mostrar para a sociedade que um bom serviço especializado psicossocial pode ter ao mesmo tempo integralização e diversão, sem deixar de ser terapêutico. A festa contou também com apresentação especial do cineasta Ângelo Lima, além de muita comida típica, casamento na roça e forró.

Servidor da SMS conquista 2º lugar na Copa Opus de Duatlhon

No dia 10 de junho, domingo, foi realizada a Copa Opus de Duatlhon, no Parque Areião. O servidor do Centro de Saúde Vila Morais, Joeilton Gonçalves Campus conquistou o segundo lugar geral na competição com revezamento (duplas). Joeilton correu 5.500 metros no inicio da prova e 1.750 metros na parte final. Como premiação, os vencedores das provas receberam medalhas e troféus.







Comunicados