A Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP)
A Escola Municipal de Saúde Pública - EMSP é uma instância da Secretaria Municipal de Saúde que tem como missão promover a Educação Permanente em Saúde em serviço. Ela se estrutura como Escola a fim de planejar, apoiar, orientar e realizar ações pedagógico-educativas, com o objetivo de transformar e organizar os processos de trabalho em saúde na busca de excelência no atendimento, respeitando os princípios de integralidade, equidade e acesso aos serviços de saúde.
A Escola Municipal de Saúde Pública, da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, foi criada através do Decreto nº 4051, de 02 de setembro de 2013 e situa-se à Av. T-10, nº 1.030, Setor Bueno (quase em frente à Faculdade Araguaia) ou pelo telefone 3524-8268.
A EMSP também auxilia na realização de atividades educativas como oficinas, cursos e capacitações, oferecendo apoio ao seu planejamento, organização e execução. Conheça as formas de auxílio que o Centro de Formação oferece.
-
1. Como meu Departamento pode fazer para solicitar apoio a um projeto educativo (não oferecido pelo EMSP)?
O primeiro passo é procurar a EMSP para que o seu projeto seja apresentado e deliberado pela Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde - CTEPS. O departamento interessado em realizar uma atividade educativa deve fazer um memorando ou entrar em contato solicitando o apoio da EMSP.
-
2. Como a EMSP pode me ajudar?
Depois de uma parceria firmada, um profissional da EMSP e outro do departamento solicitante estruturam o planejamento do curso. O profissional da EMSP acompanha o evento, oferecendo apoio na organização e nas questões pedagógicas que envolvem as atividades educativas, contribuindo para que os objetivos sejam atingidos.
-
3. Qual é o prazo para fazer essa solicitação de apoio?
O prazo mínimo para solicitar o apoio da EMSP é de no mínimo 60 dias antecedentes à data do evento, pois o mesmo precisa ser enviado para deliberação da Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde 10 dias antes da reunião ordinária que acontece no final de cada mês.
-
5. Os recursos (hospedagem, material gráfico, palestrantes) necessários para o evento são de responsabilidade da EMSP?
Não. A EMSP não possui verba própria, não sendo possível arcar com este tipo de despesa. Isso significa que a escolha e o contato com os palestrantes, materiais gráficos, passagens, hospedagens, locação de auditórios, alimentação e outros detalhes que exigem custos são de responsabilidade do departamento que solicita a realização do projeto educativo. O planejamento prévio junto com a equipe da EMSP poderá identificar o apoio na estruturação e logística para a realização das propostas.
-
7. Quem é o responsável pelos convites e certificados das atividades educativas?
A EMSP deve convidar os participantes e organizar suas inscrições. A solicitação de certificação aos participantes e palestrantes é de responsabilidade da EMSP e a emissão dos mesmos é realizada pela Secretaria Municipal de Administração - SEMAD para cursos com carga horária acima de 15 horas e 80% de frequência.
-
8. O que devo fazer para ter o meu certificado?
Depois de pronto, o certificado (carga horária acima de 15 horas) ou declaração (carga horária de até 15 horas) é encaminhado à unidade na qual o participante trabalha. Não há prazo determinado para a entrega dos certificados. Qualquer dúvida basta ligar para a EMSP (3524-8268).
-
Q10. Se o evento for cancelado, o que o departamento solicitante deve fazer?
O cancelamento deve ser informado a EMSP 7 dias úteis antes da data marcada para o evento. Além de avisar a EMSP, o departamento também tem responsabilidade de informar o cancelamento aos palestrantes convidados. A EMSP se responsabiliza pelo contato com os Distritos Sanitários para informar aos participantes sobre o cancelamento do curso.