Secretaria > Saúde do Adolescente

Ações


Conforme as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde de 2010 “investir na saúde da população de adolescentes e de jovens é custo-efetivo porque garantir a qualidade de vida é garantir também a energia, espírito criativo, inovador e construtivo da população jovem, que devem ser considerados como um rico potencial capaz de influenciar de forma positiva no desenvolvimento do país.”

A Secretaria Municipal de Goiânia, através da Divisão de Saúde da Mulher,Criança e Adolescente, tem investido na saúde desta faixa etária populacional, observando a saúde também como um fator de proteção e de prevenção a doenças resultantes das desarmonias do crescimento e desenvolvimento, de doenças adquiridas por hábitos não saudáveis e de agravos como os que são ocasionados pelas violências. Nesse intuito, a SMS vem implementando um conjunto de ações já realizadas nas unidades de saúde, dentre estas a organização dos atendimentos ambulatoriais.

Atendimento aos adolescentes em conflito
com a lei privados de liberdade

Os adolescentes são referenciados para tratamento ambulatorial e odontológico, conforme a área de abrangência de local onde o mesmo se encontra em cumprimento de pena. Esta ação visa um acompanhamento sistemático na assistência à saúde deste usuário retirando-o de atendimentos somente emergenciais.

Capacitação para profissionais

Foi realizada no 1º semestre de 2011, capacitação para os profissionais que atuam na área da saúde, educação e assistência, de nosso município, envolvendo vários temas, objetivando promoção de saúde e sobre o lidar com a adolescência em todos os seus contextos.

Implantação do Ambulatório de
Atendimento ao Adolescente

Tem como proposta o acompanhamento aos adolescentes viabilizando a promoção, prevenção, recuperação e assistência à saúde, favorecendo a redução da morbimortalidade conforme os princípios organizativos e operacionais do SUS.