Prevenção > Obesidade

Obesidade


O Sobrepeso e a Obesidade são decorrentes do acúmulo de gordura no organismo, que está associado a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas. Pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial, pois suas causas estão relacionadas a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas. Trata-se de um agravo crônico e constitui um fator de risco para outras doenças não transmissíveis, como Cardiovasculares e Diabetes mellitus.

A Gerência de Doenças e Agravos Crônicos não Transmissíveis realiza a implantação e implementação das políticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no âmbito das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DCNT). E também orienta atividades de educação alimentar e nutricional para grupos de educação em saúde, conforme solicitações de entidades sociais e outras instituições.

O paciente deve procurar atendimento na Unidade de Saúde para agendar uma consulta com médico clínico geral através do Teleconsulta ou Unidade de Atenção Básica de Saúde da Família. Se necessário o paciente encaminhado será acompanhado por nutricionista, psicólogo e médico especialista.