Prevenção > DST

Prevenção e tratamento


Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações programáticas para atuar na prevenção da transmissão das DST/HIV/Aids. Campanhas educativas são realizadas em datas simbólicas como Carnaval, Dia dos Namorados, Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no local de Trabalho, Dia Mundial de Luta Contra a Aids e na Exposição Agropecuária, com distribuição de materiais educativos, preservativos e orientações em geral.

Além dessas, também há a Campanha de Prevenção a Sífilis Congênita que acontece durante a Semana Nacional de Luta contra a Sífilis Congênita e o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, que acontece nas escolas da rede pública do município de Goiânia com ações de promoção à saúde sexual e prevenção as DST/HIV/Aids e gravidez na adolescência. Todas as unidades de saúde do município distribuem gratuitamente preservativos masculinos e materiais educativos.


Tratamento

Todas as unidades de saúde do município, incluindo as unidades de emergência, atendem os pacientes com sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. Os pacientes portadores do vírus HIV e portadores de AIDS precisam ter o atendimento inicial no CAIS, Ciams ou Caps mais próximo de sua residência, para depois ser encaminhado para o atendimento especializado na doença pelos serviços ambulatoriais. O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários.

As principais atividades são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção (preservativos e materiais educativos); atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle das DST.

Unidades de Saúde que realizam o acompanhamento
dos portadores de HIV/AIDS


Serviço de Assistência Especializada – Hospital das Clínicas
-Agendados via regulação da SMS
Informações: 3269-8377

Hospital de Doenças Tropicais – HDT
-Agendados via regulação da SMS
Informações: 3201-3673


*Somente após o encaminhamento dado no atendimento inicial em qualquer unidade de saúde do município.