15.09.2017

Prefeitura abre 69 postos no dia "D" da Campanha de Multivacinação em Goiânia

Salas de vacinas ficarão abertas das 8 às 17 horas neste sábado, 17, para atualizar o cartão de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Abertura oficial da ação será no Mutirão deste fim de semana, que acontece na Vila Rizzo

Para facilitar o acesso às vacinas durante o dia "D" da Campanha de Multivacinação, a Prefeitura abre neste sábado, dia 16, 69 postos em diferentes pontos de Goiânia. As salas funcionarão das 8 às 17 horas. Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade devem procurar uma unidade de saúde para atualizar o cartão de vacina. Abertura oficial da mobilização na Capital será realizada no sétimo Mutirão da Prefeitura, que acontece na Vila Rizzo, Região Oeste da Capital, neste fim de semana. O estante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também disponibilizará as doses das vacinas.

"É fundamental apresentar a caderneta de vacinação para que os profissionais avaliem o histórico de cada indivíduo e veja quais doses são necessárias para atualização do documento", alerta o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo. Tétano, coqueluche, difteria, hepatites A e B, febre amarela e sarampo são algumas das doenças com vacinas disponíveis durante a Campanha.

Para o Ministério da Saúde, a Campanha é fundamental para proteção de crianças e adolescente pois há doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver imunizado. A Multivacinação segue até sexta-feira, 22, em todas as salas de vacinas da Prefeitura de Goiânia. "Com a abertura das salas neste sábado não tem desculpa para pais ou responsáveis que trabalham durante a semana não levarem os filhos para vacinarem", observa Robson Azevedo. Embora Goiânia tenha mantido altas coberturas vacinais e cumpra a meta de várias vacinas, ainda é preciso se preocupar com crianças e adolescentes não imunizados. Essa estratégia é fundamental para que, ao longo dos anos, não corra o risco de doenças erradicadas voltarem à tona.

Para crianças serão oferecidas as vacinas BCG, hepatite A e B, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Pneumocócica 10V, Rotavírus humano, Meningogócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral e HPV. Já os adolescentes podem receber as vacinas Hepatite B, Tríplice viral, Febre amarela, Dupla adulto, HPV e Meningogócica C, que para este público foi ampliada neste ano.

Quem não puder comparecer aos postos abertos neste sábado, poderá procurar o Centro Municipal de Vacinação da Prefeitura de Goiânia, no Setor Pedro Ludovico, no domingo, 17. Desde agosto deste ano o local também funciona aos finais de semana para atender o público que durante a semana não pode comparecer a uma unidade para se vacinar.

Confira aqui lista com o endereço de todas as salas de vacina abertas neste sábado em Goiânia.

SERVIÇO:
Assunto: Abertura do dia "D" da Campanha de Multivacinação em Goiânia