23.05.2012

Prefeito assina decreto de regulamentação
dos Conselhos Locais de Saúde

O prefeito Paulo Garcia assinou na manhã de quarta-feira, 23 de maio, o ato de regulamentação da Lei nº18/93 que cria os Conselhos Locais de Saúde. A cerimônia contou com a participação do secretario de saúde Elias Rassi; do ex-prefeito Darci Acorsi; do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Venerando Lemes; da Assessora de Gestão Participativa Olivia Viera da Silva; além do deputado estadual Mauro Rubem e dos vereadores Clécio Alves e Célia Valadão.

Durante discurso o Secretario de Saúde Elias Rassi destacou o trabalho e os investimentos que a atual administração faz na área de saúde pública. “No último ano, cerca de 25% do orçamento municipal foi usado na saúde” reforça. A construção de 10 unidades, entre elas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a inauguração do Instituto da Mulher e Maternidade Dona Iris prevista para o final do mês.

Já o prefeito Paulo Garcia falou da importância dos Conselhos de saúde e do controle social na melhoria dos serviços de saúde na capital. “o Conselho é a instância mais próxima entre os gestores e usuários do sistema. São definidores do rumo que o SUS precisa tomar” reforça.

Além da assinatura do decreto, o Conselho Municipal de Saúde prestou homenagem a alguns de seus membros de destaque, especialmente a irmã Katherine Marie Popowich. Katherine é ex-presidente do CMS, líder comunitária da região Noroeste e madrinha da Maternidade Nascer Cidadão. Ela faleceu no último dia 9 de abril. Em seu discurso, Venerando Lemes falou da proposta aprovada no Conselho, de transformar a unidade de saúde da região noroeste em Maternidade Nascer Cidadão Katherine Marie Popowich.

Clique sobre as imagens para ampliar.