SURTOS E EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA

Emergências de saúde pública são eventos que, independente da origem ou fonte, representam ou podem representar risco significativo à saúde dos seres humanos e compreendem as doenças infecciosas, desastres naturais, acidentes químicos ou até mesmo bioterrorismo.

No início de 2007, foi criada a Rede CIEVS, composta por unidades nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das capitais. Seu objetivo é detectar, avaliar, monitorar e responder de forma coordenada às emergências de saúde pública.

Para atuar de forma oportuna frente a estas emergências a Secretaria Municipal Saúde de Goiânia conta com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). Este centro possui uma equipe de profissionais que atuam de forma integrada e coordenada com outros serviços (Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Diretoria de assistência em Saúde, Defesa Civil dentre outros) e possui meios de comunicação eficientes para detecção de situações epidemiológicas que gerem a necessidade de notificação imediata. Os eventos de interesse para este centro são aqueles de interesse a todos os níveis hierárquicos de gestão e estão listados na Portaria N° 204 de 17 de fevereiro de 2016.

Saiba como notificar o CIEVS?
1º. Disque-Notifica
Horário comercial (7h às 19h): (62) 3524-3389/ Fax: (62)35246-3331 (Deve conter a seguinte informação: Aos cuidados do CIEVS)

Horário não comercial, finais de semana e feriados: (62)99687-7711

2º. E-Notifica